A relação entre cultura e sucesso organizacional

Você pode nunca antes ter ouvido falar no termo cultura organizacional, mas acredite, a sua compreensão, principalmente por parte dos empreendedores, é de fundamental importância para o sucesso organizacional.

Antes de começar a explicar o que significa, irei introduzir um exemplo tremendo do poder da cultura num país.

Em 21 de abril de 2016, a ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, em São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro foi atingida por uma forte onda que fez com que parte da sua estrutura desabasse causando a morte de dois ciclistas.

Decorrido um mês após o desabamento, saiu nos noticiários o relatório investigativo sobre as causas do acidente.

O documento realizado pelo CREA-RJ apontou que houve falha humana, a principal razão para o desmoronamento foi a ausência de estudos preliminares oceanográficos.

E o detalhe é que a obra da ciclovia havia sido inaugurada há apenas dois meses e custou quase R$ 45 milhões ao governo.

Em março de 2011, um forte terremoto atingiu a costa nordeste do Japão, provocando um tsunami com ondas de ao menos sete metros em cidades na região norte do país.

A tragédia deixou milhares de mortos. Em Naka, na província de Ibaraki, uma rodovia que fazia a ligação da província com a capital Tóquio teve um trecho de 150 metros destruído pelo terremoto.

Aconteceu que em apenas seis dias a estrada foi recuperada pela empresa responsável.

Analisando esses dois fatos, infere-se que enquanto num país, o governo não só consentiu a construção de uma obra sem os pré-requisitos técnicos necessários, como não utilizou de forma responsável o recurso público e após um mês a ciclovia ainda não havia sido reconstruída.

No outro país, o estrago foi causado por um fenômeno sísmico e em apenas 6 dias a rodovia já estava reconstruída.

Agora, você pode estar pensando: bem, os japoneses são muito mais eficientes que os brasileiros, mas o que isso tudo tem a ver com a cultura?

A resposta é: tem total relação. A cultura exprime a sensação de um estilo de vida ou de um conjunto de normas que regulam a conduta de um grupo social.

Tendo em vista, que o grupo social no caso é o país, o povo apresenta características que o diferencia dos demais, a cultura, dentro desse contexto, é a razão que explica o comportamento diferente com relação a um mesmo fato.

Partindo para o mundo empresarial, assim como cada país tem sua cultura, cada empresa constrói a sua própria.

De um modo geral, a cultura organizacional diz respeito a um sistema de crenças, costumes, valores e formas de fazer negócios, peculiar a cada empresa e, que define um padrão para as atividades, decisões e ações das pessoas nela envolvidas.

Existem culturas mais fortes ou mais fracas e o tipo “correto” de cultura influenciará o quão eficaz será uma organização.

Na bibliografia gerencial há, frequentemente, a implicação de que ter uma cultura é necessário para o desempenho eficaz, e que, quanto mais forte a cultura, mais eficaz é a organização.

Veja o comparativo entre cultura forte e cultura fraca.

Publicado por karinaescudero

Em um coração onde mora a gratidão, também habitará sempre a felicidade.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora